Validade de Cosméticos Importados

Você sabia que, após aberto, produtos podem ter o período de validade reduzido?

Isso ocorre devido à interação entre o produto, oxigênio, umidade e microrganismos presentes no ambiente naturalmente geram degradação.

Apesar dos testes de estabilidade considerarem as condições normais ou razoavelmente previsíveis de uso, existe uma tendência de sugerir ao consumidor a durabilidade do cosmético após aberto. Esta validade após aberto pode ser menor do que a validade, e não é exigida pela ANVISA.

Se você utiliza produtos importados, principalmente dos Estados Unidos e Europa, deve conhecer a PAO (do inglês: Period After Opening), que determina o período em que o produto pode ser utilizado após ser aberto. A diferença entre ele e a data impressa nas embalagens, conforme estamos acostumados, é que a data de validade é o limite em que ele expira (não aberto) e não deve mais ser usado, podendo oferecer riscos ao consumidor.

É preciso estar atento, pois todos os produtos cosméticos após aberto têm sua validade alterada, independentemente de trazer a informação do PAO no rótulo – geralmente com um ícone que representa um pote aberto, com um número e uma letra, na maior parte das vezes o “M”, indicando o número de meses em que pode ser utilizado após sua abertura.

Veja a imagens:

pao-1

pao 2

pao mesoestetic

Estes símbolos indicam os meses de validade do produto após aberto, então, teoricamente, se você ainda não abriu o produto a validade não está contando. Isto vale para produtos com validade superior a 30 meses. Para os demais é necessário constar o prazo de validade com mês e ano.

Muitas vezes, olhando a embalagem de um cosmético europeu ou americano, você não sabe se está vencido ou não, devido à falta da informação da data de validade e/ou data de fabricação. A recomendação neste caso é encontrar o número do lote na embalagem e acessar o site: http://checkcosmetic.net/.

Seu funcionamento é simples: selecione a marca e insira o número do lote de seu produto que ele retornará as informações de produção do item pesquisado.

E no caso de o produto trazer tanto a data de validade quanto o PAO, qual se deve seguir? Vale o que expirar primeiro!

ATENÇÃO: a maioria dos produtos Mesoestetic possuem PAO de 3M (3 meses de validade após a abertura do produto).

Contatos

Fale com a JPG!

 whatsapp ico WhatsApp

(61) 98625-5176

Brasília / DF

CLSW 102 Bloco B Loja 67 Subsolo - Setor Sudoeste

icone facebook     Twitter    Instagram    Linkedin    youtube  waze